segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Apenas a um clique (a minha nova rubrica no Jornal da Banda) - Santo Padroeiro da Internet

  "Estuda como se fosses viver para sempre, vive como se fosses morrer amanhã!"

Olá como já sabem colaboro com um pequeno jornal aqui da aldeia e como como estou sempre à procura de desafios novos resolvi criar uma nova rubrica sobre conteúdos da Internet. 
Fica aqui o primeiro "Apenas a um clique" do Jornal da Banda.



Apenas a um clique, é a nova rubrica do Jornal da Banda onde ireios falar sobre internet, novas tecnologias e toda esta nova geração de ferramentas que vieram ajudar-nos no dia a dia.
Já são poucos os que vivem sem internet quando têm acesso a ela e por mais que se tente diabolizar esta tecnologia, a verdade é que ela nos ajuda em tudo. No trabalho, no lazer, na escola, na cozinha… não há limites para o conhecimento e as novas aplicações que usamos nos nossos smartphones, tablets e afins, trazem-nos a informação que precisamos a qualquer hora e lugar. Está tudo à distância de um “clique”.
Para além de falar sobre internet em geral, esta rubrica servirá para divulgar aplicações, sites, blogues, canais de youtube, páginas de facebook, etc.. 

Para começar e para que tudo corra bem nada melhor que apresentar o Santo Padroeiro da Internet, dos cibernautas e internautas.
Sim! A Internet também tem um padroeiro!

Em 2001, o Papa João Paulo II declarou Santo Isidoro de Sevilha como o padroeiro da Internet pelo seu trabalho minucioso de compilação de dados numa enciclopédia de 20 volumes, Etymologiae, nos quais ele tentou registar todo o conhecimento existente na altura. Publicado após a sua morte, a obra foi por mil anos considerada a enciclopédia de todo o conhecimento humano. 
Isidoro nasceu em Cartagena em 560 e morreu a 4 de Abril de 636 em Sevilha. Foi teólogo, matemático e arcebispo de Sevilha e foi o primeiro dos grandes compiladores medievais. A partir do que lia, Isidoro escreveu sobre variados assuntos, mesmo sem ter conhecimento sobre eles.
Apesar de escrever sobre o que não conhecia, teve grande influência na Idade Média e no Renascimento e era respeitado no meio, porém pouco conhecido pela população em geral. 
Isidoro foi um dos responsáveis pela expansão do cristianismo na Espanha pós-romana. A sua família era poderosa, e todos os seus irmãos eram membros importantes do clero e do meio universitário ainda recém-formado na Península Ibérica. Com eles fundou mais de dez bibliotecas e por isso é também o santo protector dos historiadores e dos bibliotecários. No entendimento da Igreja, no próprio documento no site do Vaticano, a internet é um verdadeiro compêndio de conhecimento, uma gigantesca biblioteca.
A primeira iniciativa do Vaticano relacionada com a Internet ocorreu em 1996, aquando do lançamento do site http://www.vatican.va, o qual é usado para a publicação de milhares de documentos da Igreja Católica e dos discursos do Papa. Quanto à estreia do Sumo Pontífice na Net, foi em 1998, quando mais de um bilhão de católicos o ouviu no site do Vaticano.
Isidoro foi canonizado em 1598 pelo Papa ClementeVIII e declarado Doutor da Igreja em 1722 pelo Papa Inocêncio XIII, por ter sido um dos grandes eruditos da Idade Média.

E tal como todos os Santos, também este tem direito à sua oração.

Oração para Antes da Ligação à Internet 

Deus Todo Poderoso, que nos criou à Vossa imagem e nos indicou o caminho do bem, do verdadeiro e do belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante as nossas navegações pela Internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos sejam aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. 
Santo Isidoro, rogai por nós!

Esta oração já vai sendo conhecida por muitos utilizadores da internet e e divulgada em várias páginas, porém não se trata de uma oração oficial. Mas sendo oficial ou não, não custa nada experimentar, e talvez te ajude nas próximas pesquisas ou quem sabe na terrível hora em que a ligação á net está complicada.

Por agora é tudo, e já sabem, tudo aquilo que querem saber está apenas a um clique.

***
Espero que tenham gostado.
Serão textos muito simples para que qualquer leitor do jornal compreenda e vou tentar trazer todos os meses temas novos.

Fico a espera das vossas opiniões e sugestões. ;)










Sem comentários:

Enviar um comentário