sábado, 4 de outubro de 2014

Opinião - Não me contes o fim de Rita Ferro

Que livro sensacional!!! 

Sinopse
Perante um impasse amoroso e um quadro familiar decadente, Lara troca a cidade do Porto por um trabalho temporário num clube de férias, no Brasil. Na ilha, torna-se inseparável de um grupo de amigos de várias nacionalidades com quem explora os prazeres do sexo e da transgressão e se envolve numa tragédia local, ocorrida entre as nativas, que conduzirá a um suicídio em série. Entretanto, o namorado abandonado do Porto chega à ilha com uma delegação de jornalistas para investigar o enigma. Uma história avassaladora da primeira à última página, que devassa a intimidade feminina para repensar valores como o casamento, a família, a maternidade e a liberdade.


   Há muito que queria ler algo da Rita Ferro. Já era sua fã nas Conversas de Rapariga, programa da Antena 3, mas ainda não tinha lido livro nenhum. 
  Este livro é fantástico. Não me desiludi nada com a autora e ainda a admiro mais agora.

   A sinopse já diz muito do que se passa no livro, não vou revelar muito mais, para não estragar a surpresa. Eu não tinha lido a sinopse e todo o livro foi uma grande surpresa. É um convite à reflexão. Dei por mim a parar várias vezes de ler e ficar a pensar no que tinha lido. Revi-me muitas vezes nos pensamento de Lara. Há uma situação no livro que me toca em particular e sem estar a espera emocionei-me algumas vezes.
   
   Lara vem de uma família modelo e à medida que avançamos no livro somos surpreendidos com acontecimentos trágicos e inesperados. Foram todos estes acontecimentos que a deixaram num estado caótico e a levaram a abandonar o país, aproveitar uma oportunidade de se fortalecer e encontrar um rumo para a sua vida. 
   Estes factos vamos conhecendo ao longo da leitura. Ao inicio ela fala sobre os seu colegas de trabalho, o seu novo grupo de amigos, sua nova família. Todos muito diferente e com histórias que nos levam a pensar na vida e no nosso carácter. 

   É um livro que trata de assuntos como a religião, o sexo e a família, de forma muito crua, prática, real e profunda. É um romance, que me surpreendeu tanto... Um dos melhores livros que li este ano e nunca vou esquecer. É mais um livro que me ajudou a arrumar pensamentos e a ver que não sou a única a ter a mesma opinião sobre certos assuntos. 

  Aconselho a toda a gente a ler, mas considero um livro para pessoas maduras, tenho a certeza que em algum momento vão rever-se num pensamento de Lara. 
  Adorei a escrita de Rita Ferro. Já parava tudo para a ouvir, com a leitura passou-se o mesmo. É muito cativante e consegue prender-nos, arrebatar-nos e fazer viver todos os acontecimentos com as personagens. 

   Adorei, achei espectacular e avaliei com 5* no Goodreads.

  Beijinho


Sem comentários:

Enviar um comentário