sexta-feira, 26 de julho de 2013

5 razões para ouvir musica clássica ou erudita

Em primeiro lugar quero apresentar-vos a minha musica de embalar!!! 

Yanni - Enchantment



É possível que o video me tenha prendido a esta música, lembro-me de ficar quase hipnotizada a ver as sombras dançarem, mas a verdade é que ela mexeu comigo e sempre que preciso de um pouco de calma eu oiço e vejo este video. 

Descobri Yanni  numa fase em que precisava de calma, de meditar, de pensar na vida... tudo era confuso na minha mente (não deixou de ser, mas esta melhor :) ). Acho que esse foi o primeiro contacto com este tipo de música. Musicas como esta fizeram e continuam a fazer muito bem ao meu equilíbrio mental, não só porque são magnificas, mas porque me tocam na alma e despertam a minha sensibilidade. Sem duvida há uma era antes e depois de Yanni. 

Com tempo volto a falar dele com mais detalhe.

Agora aqui vão as minhas 5 razões para ouvir musica clássica ou erudita


  1. É um tipo de música que consegue produzir todos os sentimentos de forma mais profunda, mais que qualquer outro. Eu oiço essencialmente para relaxar, meditar. Mas a música clássica pode perturbar, dar vontade de dançar, fazer-nos sentir em movimento, levar-nos para uma batalha, deixar-nos melancólicos ou românticos... 
  2. Desenvolve a concentração. Estar atenta a todos os instrumentos ou vozes que compõem uma musica não é um exercício fácil exige muita concentração e sinto que ao fazê-lo estimula o meu cérebro a concentrar-se também no dia a dia noutras tarefas.
  3. Desenvolve a criatividade. Quantas vezes ao ouvir uma musica eu entro num filme criado pela minha mente... imagino cenas, personagens, cenários (a minha vida não é só BD, as vezes imagino o real)... Gosto principalmente de cenários medievais, com castelos, batalhas, florestas, bruxas e fogueiras...
  4. Estimula a sensibilidade musical. Para quem quer cantar ou tocar um instrumento musical, acho importante conhecer este tipo de música, cada nota é sentida com mais profundidade e é inspiradora para novas criações, qualquer género.
  5. É um óptimo passatempo. Não só pelas razões que já falei mas também porque qualquer  passatempo relacionado com arte ou cultura faz bem a toda gente, é importante ter algo que nos faça concentrar, evoluir intelectualmente.. O programa "Musica Maestro" da RTP1 mostrava-nos como uma peça musical, continha tanta história e sentimentos e apetece querer conhecer mais sobre os compositores, a musica, a época... haja tempo e Wikipédia para tudo isso. 


Esta é a opinião de quem não estudou música, falei apenas o que sinto é a minha opinião!!

Como falei no programa "Música Maestro" lembrei-me de partilhar convosco este momento maravilhoso, ternurento, bonito de dois irmãos que eu admiro muito... Rui e Cristina Massena 




Bom fim de semana!!! E divirtam-se ;)






  

Sem comentários:

Enviar um comentário